Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Europol identifica 1628 conteúdos terroristas em 38 plataformas da Internet

Encontrado material de propaganda do Daesh e da Al Qaeda.
11 de Julho de 2017 às 13:44
Daesh
Daesh
Cidade foi retirada do domínio do Daesh
Daesh
Daesh
Cidade foi retirada do domínio do Daesh
Daesh
Daesh
Cidade foi retirada do domínio do Daesh
A Europol anunciou esta terça-feira ter detetado cerca de 1628 conteúdos terroristas e de extremismo violento em 38 plataformas da Internet, numa operação de dois dias, em cooperação com a Finlândia, Luxemburgo, Holanda e Interpol.

As atividades de monitorização digital centraram-se principalmente na produção de material terrorista pelos meios de comunicação pertencentes ao Daesh e Al-Qaida, conteúdo que tinha sido exposto em 38 plataformas 'online', explicou a Europol em comunicado.

As autoridades também encontraram conteúdos terroristas na `Darknet´, rede fechada e secreta de comunicação na Internet, utilizada para realizar atividades ilegais como propagada 'jihadista'.

A Unidade de Sinalização de Conteúdos na Internet da Europol é composta por especialistas, analistas e tradutores que formam uma equipa que se destina a lutar contra a propaganda terrorista em linha e outras atividades extremistas, atuando na "rápida eliminação" dos conteúdos presentes na rede.

No entanto, a supressão final do material identificado pelas autoridades comunitárias é voluntária por parte dos prestadores destes serviços 'online', de acordo com os seus próprios termos e condições.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)