Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy acusado de corrupção ativa

Alvo de investigação criminal.
2 de Julho de 2014 às 09:44

O antigo Presidente de França Nicolas Sarkozy foi acusado de corrupção ativa, tráfico de influências e violação do segredo profissional, no âmbito de uma investigação criminal que pode destruir suas esperanças de um retorno político, anunciou a procuradoria.

O anúncio da procuradoria ocorreu depois de na terça-feira Sarkozy ter sido detido para averiguações, numa medida coerciva aplicada pela primeira vez a um antigo chefe de Estado francês, que passou 15 horas em interrogatório perante a polícia, nos arredores de Paris.

Segundo a procuradoria francesa, Nicolas Sarkozy foi posteriormente presente a um juiz e acusado durante a noite de terça para quarta-feira.

Em caso de condenação, o antigo Presidente de França (2007-2012) enfrenta uma pena de até dez anos de prisão.

O advogado de Sarkozy, Thierry Herzog, e o juiz Gilbert Azibert - detidos um dia antes, juntamente com outro magistrado - foram ambos acusados de tráfico de influências na noite de terça-feira, informaram os seus defensores.

Nicolas Sarkozy, 59 anos, tem enfrentado várias batalhas legais desde que foi derrotado por François Hollande nas eleições presidenciais de 2012.

O antigo Presidente francês nega ter cometido qualquer irregularidade e os seus aliados à direita denunciam o caso como uma caça às bruxas contra o seu homem.

Ver comentários