Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Retomada cidade das alunas raptadas na Nigéria

Em meados de abril, 276 adolescentes foram raptadas por islamitas do Boko Haram.
Lusa 16 de Novembro de 2014 às 11:54



"Estão em curso operações de limpeza, mas a cidade está segura", disse o porta-voz do Exército
'Estão em curso operações de limpeza, mas a cidade está segura', disse o porta-voz do Exército FOTO: Stringer/Reuters

A cidade de Chibok, no nordeste da Nigéria, caída nas mãos do grupo islamita Boko Haram na passada quinta-feira, foi retomada pelo exército e por milicianos locais, revelaram este domingo responsáveis militares e locais à AFP.

Esta cidade do Estado de Borno esteve sob a atenção internacional devido ao rapto, em meados de abril, de 276 adolescentes por islamitas do Boko Haram, provocando uma vaga de indignação no mundo.

Chibok tinha caído nas mãos do Boko Haram na quinta-feira à tarde, após muitas horas de combates entre os islamitas e milicianos locais.

Num texto enviado à AFP, o porta-voz do exército, general Olajide Olaleye, declarou que "o exército recapturou Chibok às 18h30" de sábado.

"Estão em curso operações de limpeza, mas a cidade está segura", acrescentou.

Pogu Bitrus, o chefe dos notáveis de Chibok, também anunciou à AFP que "desde as 17h00 de ontem (sábado) não há nenhum combatente do Boko Haram em Chibok".

De acordo com Bitrus, que está em contacto com os milicianos no terreno, a cidade foi retomada no final de uma operação conjunta da milícia local e do exército.

Chibok Nigéria Boko Haram
Ver comentários