Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Exército neutraliza túnel entre Faixa de Gaza e Israel

Zona controlada pelo movimento islâmico fundamentalista Hammas.
Lusa 18 de Abril de 2016 às 09:46
Israel lançou em 2014 uma operação em Gaza dirigida pelo movimento Hammas
Israel lançou em 2014 uma operação em Gaza dirigida pelo movimento Hammas FOTO: Getty Images

O exército israelita anunciou esta segunda-feira ter descoberto e "neutralizado" um túnel que liga a Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islâmico fundamentalista Hammas, ao sul de Israel.

Este túnel, que se estende ao longo de várias centenas de metros em território israelita, é o primeiro a ser descoberto depois da guerra travada pelo exército israelita na Faixa de Gaza em 2014.

No decorrer daquele conflito, 32 destes túneis podem ter sido usados para a infiltração de comandos palestinianos, antes de terem sido destruídos.

O porta-voz do exército israelita, Peter Lerner, acusou o Hammas da construção do túnel que se estende por várias centenas de metros até Israel e que não tem saída, mas não especificou como este foi "neutralizado", adiantando apenas que a operação foi realizada "no início da semana".

"Este túnel foi o primeiro a ser descoberto desde o final da guerra de 2014. Foi construído pelo Hammas de forma a infiltrar e executar ataques terroristas contra o povo das comunidades do sul e forças militares naquela área", disse Lerner aos jornalistas.

Israel lançou em 2014 uma operação em Gaza, dirigida pelo movimento Hammas, com o objetivo de suster o disparo de 'rockets' e destruir os túneis para Israel. Foi a terceira guerra em Gaza desde 2008 e o mais longo, mais mortal e mais destrutivo, tendo matado 2.251 palestinianos, enquanto mais de 10.000 ficaram feridos e 100.000 ficaram sem casa.

No lado israelita, 73 pessoas foram mortas, 67 dos quais soldados. Mais de 1.600 ficaram feridos, de acordo com as Nações Unidas. Nos últimos meses tem ocorrido uma série de colapsos nos túneis de Gaza, incluindo aqueles que se estendem até ao Egito, tendo morrido vários habitantes de Gaza, inclusivamente.

Os túneis para o Egito são geralmente usados para contrabando para dentro e fora da Faixa de Gaza, que está sob um bloqueio israelita. A fronteira do Egito com Gaza encontra-se fechada.

Gaza Egito Israel distúrbios guerras e conflitos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)