Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

EXPLOSÃO EM TENDA DE COMANDO NO KOWEIT

Duas granadas foram atiradas para uma tenda de comando na base da 101ª Divisão Aerotransportada norte-americana no Koweit, num local designado por Camp Pennsylvania, matando uma pessoa e ferindo 13 soldados, seis dos quais com extrema gravidade. Um soldado norte-americano foi detido sob suspeita de comportamento criminoso.
23 de Março de 2003 às 19:19
Soldado transportam os feridos
Soldado transportam os feridos FOTO: www.bbcnews.com
O militar norte-americano foi imediatamente detido. Estava na altura escondido num bunker. Afinal, o problema partiu da própria tenda onde estavam instalados. Um soldado da 101ª Divisão Aerotransportada, integrado numa unidade de engenharia, largou, por razões ainda desconhecidas, as granadas que provocaram a morte e os feridos.

Um porta-voz no quartel-general da 101ª Divisão, em Forte Campbell, no Kentucky, EUA, revelou ao Mundo, na noite de domingo, a identidade do soldado responsável pelo ataque. Trata-se do sargento Asan Akbar.

De acordo com Jim Lacey, o militar em causa tinha sido há pouco tempo punido por insubordinação: foi-lhe dito que não iria com a sua unidade para o Iraque.

Facto, facto é que duas granadas explodiram dentro de uma tenda de comando e treze soldados ficaram feridos, alguns dos quais foram prontamente evacuados de helicóptero. E a segurança em Cam Pennsylvania foi reforçada.

Paralelamente à detonação das granadas foi ouvida uma grande explosão. Esta simultaneidade chegou a ser comentada como prova de uma operação bem coordenada, havendo mesmo fontes norte-americanas que chegaram a apontar este sinal como indicador da participação da al-Qaeda. Kieran Murray, correspondente da Reuters num outro acampamento de tropas no Koweit, explicou mais tarde que um míssil Scud iraquiano tinha sido interceptado no ar por um “Patriot”, o que terá originado a explosão. Dana Lewis, correspondente da NBC em Camp Pennsylvania apresentou uma outra versão, segundo a qual os norte-americanos dispararam uma munição anti-radar, cuja detonação terá provocado uma reacção das baterias Patriot, caindo um desses mísseis de intercepção perto do acampamento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)