Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Exposição de Amadeo é "reconhecimento" da estrutura do Museu Soares dos Reis

Lusa 31 de Outubro de 2016 às 20:54

A diretora do Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, Maria João Vasconcelos, afirmou que a exposição de obras de Amadeo de Souza Cardoso hoje inaugurada é o reconhecimento da estrutura do único museu nacional no Norte.

Em declarações à Lusa depois da cerimónia de inauguração da exposição que recria o que foi a única mostra individual de Amadeo de Souza Cardoso em vida, em 1916 no Porto, Maria João Vasconcelos sublinhou que se trata do "reconhecimento de uma estrutura que consegue ultrapassar as suas limitações reais quando se empenha num projeto".

"O tema em si é muito entusiasmante, mas implicou que a pequena estrutura que nós temos se empenhasse de uma maneira que não é vulgar, mas que tem capacidade para o fazer. Penso que é uma demonstração de que não se trata de um pequeno museu de província, mas do único museu nacional no Norte, que tem uma programação e uma ideia do que quer fazer e pode fazer", declarou a diretora do museu, que acrescentou que a instituição pode catalizar "esforços e capacidades dispersas pelo Norte".

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)