Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Extrema-direita espanhola acusa ex-PM socialista de ter colaborado com a ETA

Queixa é "sustentada" no facto de o ex-chefe de Governo socialista ter "alertado" a organização terrorista ETA sobre "intervenções da polícia".
Lusa 27 de Junho de 2019 às 12:35
Santiago Abascal
Santiago Abascal FOTO: Direitos Reservados

O líder do partido de extrema-direita espanhola Vox revelou hoje, em Madrid, que a sua formação apresentou uma queixa contra o ex-primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero por alegado delito de "colaboração com organização terrorista" e "revelação de segredos".

Santiago Abascal explicou, em conferência de imprensa, que a queixa é "sustentada" no facto de o ex-chefe de Governo socialista ter "alertado" a organização terrorista ETA sobre "intervenções da polícia", segundo a forma como interpreta documentos sobre as negociações levadas a cabo durante o executivo Zapatero.

O líder do partido de extrema-direita acrescentou que a sua formação não irá assistir à homenagem institucional às vítimas do terrorismo que hoje tem lugar nas Cortes espanholas, que considera significarem um "branqueamento da ETA" que está a ser estimulado pelo PSOE (Partido Socialista Espanhol).

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)