Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Facebook quer pôr amigos a trocar dinheiro na rede social

Pedida licença para realizar transferências bancárias em Portugal.
9 de Janeiro de 2017 às 14:10
Nos EUA, os utilizadores já podem associar cartões bancários às suas contas de Facebook desde 2015
Nos EUA, os utilizadores já podem associar cartões bancários às suas contas de Facebook desde 2015 FOTO: Getty Images
Em breve, os utilizadores da rede social Facebook vão poder realizar transferências bancárias entre si através da aplicação da gigante norte-americana. Assim, será possível contactar um amigo via messenger e enviar-lhe dinheiro.

O primeiro passo para esta realidade já foi dado. O Facebook pediu ao Banco de Portugal licença para operar transferências interbancárias no País e já está registado como agente autorizado para o fazer..

Em Espanha, o Facebook já está autorizado a fazer este serviço, que funciona nos Estados Unidos desde 2015. Neste último caso, os utilizadores associam os seus cartões bancários à plataforma para poderem fazer transferências. A empresa pediu licenças semelhantes em vários países europeus, depois de ter sido autorizada pelo Banco Central Europeu.

No site do Banco de Portugal, é possível verificar que a Facebook Payments International Limited", empresa com base na Irlanda, já está registada, sob a categoria "Instituições de Moeda Eletrónica com Sede na UE em Regime de Livre Prestação de Serviços", desde novembro de 2016. O que permite à rede social emitir, distribuir e reembolsar o dinheiro via eletrónica, ou servir como meio de pagamento.

Não são ainda conhecidos os moldes em que o serviço vai funcionar em Portugal.
Facebook Banco de Portugal Banco Central Europeu transferências dinheiro messenger
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)