Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Faro: Investimento no aeroporto ajuda a enfrentar crise

A remodelação e ampliação do Aeroporto de Faro, um investimento previsto de 130 milhões de euros, vai ajudar a combater a crise económica na região, porque permitirá criar mais emprego, afirmou esta quarta-feira o ministro das Obras Públicas, Mário Lino.
18 de Fevereiro de 2009 às 16:04
Faro: Investimento no aeroporto ajuda a enfrentar crise
Faro: Investimento no aeroporto ajuda a enfrentar crise FOTO: d.r.

'Temos que fazer este investimento por ser útil para o desenvolvimento económico, porque cria emprego e é uma forma também de combater a crise económica', defendeu o governante.

Mário Lino falava durante a apresentação do projecto, que decorreu no Aeroporto de Faro e contou também com a presença do presidente do Conselho de Administração da ANA, empresa que gere os aeroportos portugueses.

O contrato da primeira empreitada daquele projecto, que consiste na ampliação e remodelação das áreas operacionais e se iniciará no próximo mês com conclusão prevista até 2013, foi também assinado hoje.

Na primeira fase está previsto um aumento da segurança operacional com a implementação do sistema ILS (Instrument Landing System) em mais uma pista, dotando-a de condições mais seguras para aterragem de aeronaves.

A faixa de segurança da pista será ainda alargada para Sul, estando ainda previstas a criação de cerca de dez novas posições de estacionamento para aviões para permitir um aumento do movimento das aeronaves.

Numa segunda fase, que se estenderá entre 2011 e 2013 será dada prioridade à remodelação do terminal de passageiros - com novas áreas públicas e comerciais -, e acessibilidades terrestres.

A estrutura, inaugurada em 1965, tem capacidade para cerca de 6 milhões de passageiros por ano e recebe anualmente 5 milhões, sendo um dos objectivos das obras elevar esse número para 8 milhões.

A remodelação do aeroporto inclui ainda a construção de um hotel na zona circundante à estrutura, cujo objectivo é aumentar a capacidade do aeroporto para atrair novas companhias e rotas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)