Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Federação de basquetebol à beira da ruptura financeira

A Federação Portuguesa de Basquetebol está numa situação "próxima da ruptura financeira" e precisa de "arranjar formas de sobreviver", que passam pelas novas taxas de inscrição dos clubes nos campeonatos, defende Mário Saldanha, presidente da instituição.
5 de Julho de 2011 às 20:14
Basquetebol à beira da ruptura financeira
Basquetebol à beira da ruptura financeira FOTO: David Santos/Record

"Também os clubes terão de comparticipar no seu campeonato, pelo que vamos avançar com uma taxa de inscrição", disse à agência Lusa Mário Saldanha, que não confirma as verbas até agora adiantadas na comunicação social e que levaram um grupo de 20 clubes  a considerar que tal "inviabiliza a realização dos campeonatos". 

Os números avançados eram de 7.500 euros para inscrição no campeonato da Liga e 3.500 na Proliga, o que levou os clubes a considerar que, "para a maioria dos clubes é incomportável a participação nos campeonatos, se as taxas se mantiverem na ordem dos valores divulgados". 

Mário Saldanha, que ainda não teve acesso ao comunicado do grupo de clubes, considera, no entanto, que "esses números (do valor das taxas) são especulativos" e que ainda serão discutidos na quarta-feira, em reunião de direcção, e depois no sábado, numa reunião entre a FPB e as associações. 

As novas taxas são equacionadas após o corte de 15 por cento do financiamento estatal, cerca de 400 mil euros em nove meses, o que deixa a FPB em dificuldades. "Sem esse valor, não é possível gerir a modalidade. Vamos ter de arranjar formas de sobreviver", disse Mário Saldanha.

"Sabemos o estado do País, mas assim fica inviabilizada a gestão normal da FPB. É uma situação que vamos expor ao mais alto nível, mas temos desde já de criar novas receitas e reduzir custos", acrescentou o presidente da FPB. 

Ao mesmo tempo que a direcção vai propor a adopção de taxas de Inscrição, uma realidade que já existe noutras modalidades de Pavilhão, avança também com propostas de mudanças para os quadros competitivos e viagens aos Açores e Madeira.

Mário Saldanha basquetebol crise financeira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)