Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Feira reúne mais de 50 olarias

Oleiros de Portugal e Espanha.
21 de Maio de 2015 às 12:08
Nesta 21.ª edição vão marcar presença 45 olarias portuguesas
Nesta 21.ª edição vão marcar presença 45 olarias portuguesas FOTO: Direitos Reservados

Mais de 50 olarias e ceramistas de Portugal e Espanha participam na Festa Ibérica da Olaria e do Barro, que decorre em S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, Évora, de sexta-feira a domingo.


O evento transfronteiriço reúne os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica, S. Pedro do Corval, no Alentejo, e Salvatierra de los Barros, na região da Estremadura espanhola.


Organizada pela Câmara de Reguengos de Monsaraz, Junta de Freguesia de Corval e autarquia espanhola de Salvatierra de los Barros, a feira aposta na promoção cultural e turística da olaria enquanto "importante manifestação artística e artesanal".


O certame, realizado, em anos alternados, em S. Pedro do Corval e em Salvatierra de los Barros, pretende ainda "chamar a atenção para o valor artesanal e artístico" da olaria e "apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional", explicou hoje a organização.


Nesta 21.ª edição, segundo a Câmara de Reguengos de Monsaraz, vão marcar presença 45 olarias portuguesas, de entre as quais 16 existentes no centro oleiro local de S. Pedro do Corval.


Quanto a Espanha, vai estar representada por sete olarias de Salvatierra de los Barros, referiu o município.


Um dos destaques deste ano é a inauguração da Casa do Barro, um centro interpretativo da arte oleira local, cuja cerimónia está agendada para as 18h00 de sexta-feira, à mesma hora da abertura da feira.

Portugal Espanha Festa Ibérica da Olaria
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)