O ministro do Ambiente anunciou esta terça-feira o reforço da equipa de fiscalização ambiental, com 16 novos inspetores, uma medida integrada no Simplex no setor.
João Matos Fernandes falava na sessão conjunta das comissões parlamentares do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local e da Economia, para analisar o Orçamento do Estado para 2016 nestas áreas.
"16 novos inspetores vão tomar posse amanhã" (quarta-feira), disse o ministro do Ambiente, na apresentação inicial das prioridades do seu Ministério para este ano.
João Matos Fernandes falou ainda na criação do superfundo ambiental a partir dos quatro já existentes, uma decisão que permite ter "músculo financeiro para poder agir".
A aplicação de verbas deverá ser principalmente canalizada para as áreas dos transportes coletivos, água, conservação da natureza e adaptação climática, apontou ainda o governante.
Considerou ainda prioritários os transportes e mobilidade urbana, a valorização do território e reabilitação urbana e a habitação.