Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

FMI termina primeira avaliação pós-programa na Irlanda

Fundo Monetário Internacional referiu que a "maior prioridade económica" da Irlanda é a "recuperação sustentada do emprego".
2 de Maio de 2014 às 17:24

O FMI terminou esta sexta-feira a primeira avaliação pós-programa da Irlanda, considerando que a economia está a recuperar, mas que é preciso reduzir o défice orçamental, promover a concessão de crédito e combater o desemprego de longa duração.

Em comunicado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) começa por destacar que "a economia irlandesa está a começar a sua recuperação de uma crise bancária excecionalmente severa", salientando, no entanto, que permanecem "desafios económicos significativos", incluindo "os altos níveis de desemprego, a dívida pública e a [baixa] concessão de crédito".

Segundo a instituição liderada por Christine Lagarde, "os mercados financeiros melhoraram, mas a concessão de crédito continua fraca" e os "níveis modestos" de novo crédito continuam a ser ultrapassados pela desalavancagem (redução do endividamento) das pequenas e médias empresas e das famílias muito endividadas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)