Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Forças russas iniciam retirada gradual da zona fronteiriça

Fontes oficiais europeias e norte-americanas estimaram que a súbita concentração de tropas russas junto à fronteira com o leste da Ucrânia envolvia entre 30.000 a 40.000 militares.
31 de Março de 2014 às 15:03

O Ministério da Defesa ucraniano afirmou esta segunda-feira ter indicações de que as forças russas começaram a sair gradualmente da zona fronteiriça com a Ucrânia, sem especificar, no entanto, o número de militares envolvido na possível retirada. "Nos últimos dias, as forças russas têm estado a retirar-se gradualmente da zona da fronteira", afirmou o porta-voz do ministério ucraniano, Oleksiy Dmytrashkivskiy, numa entrevista via telefone à agência noticiosa francesa AFP.

O porta-voz disse que não podia confirmar o número de soldados envolvido nesta possível manobra de retirada ou quantos militares russos ainda permanecem na fronteira com a antiga república soviética. Fontes oficiais europeias e norte-americanas estimaram, durante o último fim de semana, que a súbita concentração de tropas russas junto à fronteira com o leste da Ucrânia envolvia entre 30.000 a 40.000 militares.

Um analista do Centro de Estudos Militares e Políticos de Kiev, Dmytro Tymchuk, afirmou que, segundo informações fornecidas por algumas fontes, cerca de 10 mil soldados russos permaneciam esta segunda-feira de manhã junto da fronteira.

 

rússia ucrânia militrares retiram tropas fronteira crimeia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)