Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Franceses vetam Durão

A Presidência da República francesa negou ontem ter forçado o cancelamento de um programa de televisão em que Durão Barroso era o principal convidado. O desmentido oficial vem na sequência da polémica que a pretensa participação do presidente da Comissão Europeia estava a provocar.
26 de Março de 2005 às 00:05
Segundo o semanário ‘L’Express’, Jacques Chirac, presidente da República francesa teria ficado “furioso” ao saber que Barroso iria participar em ‘100 Minutes Pour Convaincre’, que deveria ir para o ar a 21 de Abril, no canal France 2.
Segundo o semanário, o gabinete de Jean-Pierre Raffarin teria pedido aos responsáveis da France Televisions – que reúne os três canais públicos – para cancelar a emissão.
O facto é que o programa foi mesmo cancelado, tendo a France Televisions justificado o “adiamento” por questões de agenda: segundo a estação evitava-se assim “qualquer polémica sobre os tempos de antena entre os diferentes partidos políticos e partidários do ‘sim’ e do ‘não’.”
A notícia surge numa altura em que se conhece mais uma sondagem que dá como certo o ‘não’ dos franceses ao referendo sobre a Constituição Europeia a ser votado a 9 de Maio. A mais recente sondagem, a publicar hoje no semanário ‘Marianne’ diz que 55% dos franceses votarão contra.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)