Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Garoupa e vinhos portugueses para os reis

Gastronomia portuguesa em destaque na passagem dos novos reis de Espanha pelo nosso país.
8 de Julho de 2014 às 11:40
O brinde antes do almoço, que decorreu no Palácio de Queluz
O brinde antes do almoço, que decorreu no Palácio de Queluz FOTO: Bruno Colaço

Eram 11h30 quando Felipe VI e Letizia chegaram ao Palácio de Belém, em Lisboa. Recebidos com honras de Estado, os novos reis de Espanha vieram a Portugal naquela que foi a segunda visita oficial de Felipe VI como rei - a primeira foi ao Vaticano.

À chegada, Aníbal Cavaco Silva e a mulher, Maria Cavaco Silva, esperavam os monarcas. Depois de se fazerem ouvir os hinos dos dois países, os chefes de Estado reuniram-se. Em simultâneo, a primeira-dama e a nova rainha encontraram-se com a presidente da Federação das Doenças Raras, Paula Costa.

A visita oficial prosseguiu com um almoço no Palácio de Queluz, com a presença de cerca de 120 convidados. E, claro, a gastronomia portuguesa destacou-se. A ementa foi constituída por creme de cenoura refrescado com laranja e garoupa em crosta com ervas aromáticas. Como sobremesa, Felipe VI e Letizia de Espanha saborearam semifrio de amêndoa com morangos de Sintra. No início da refeição foi servido vinho da Madeira, e, no final, vinho do Porto. Para acompanhar a refeição foi escolhido um vinho branco da Herdade de São Miguel (Alentejo) e um tinto D.G. de 2010 (Douro).

Numa intervenção no Palácio de Queluz, Felipe VI, de 46 anos, evidenciou as "afinidades e ações comuns" que unem portugueses e espanhóis, sobretudo no que diz respeito à "superação da crise económica" e no combate ao desemprego.

"A plena superação desta crise e, em especial, o desafio do desemprego, representa um dos principais desafios coletivos dos nossos dois países que tanto os cidadãos portugueses como os espanhóis estão a enfrentar com coragem, esforço e sacrifício", afirmou o monarca.

Depois do almoço, Felipe VI e Letizia foram recebidos no Parlamento pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, onde assinaram o Livro de Honra e visitaram uma exposição nos Passos Perdidos.

Os reis de Espanha seguiram depois para a residência oficial do primeiro-ministro, no Palácio de São Bento, onde se encontraram com Pedro Passos Coelho e a sua mulher, Laura Ferreira. A visita dos reis terminou cerca das 17h40.

garoupa vinhos portugueses para reis espanha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)