Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

General israelita apresenta demissão

O general israelita Udi Adam, comandante da Região Militar Norte, que conduziu a ofensiva militar contra o Hezbollah no Líbano, apresentou a demissão esta quarta-feira, anunciou um porta-voz do Exército.
13 de Setembro de 2006 às 11:49
Fontes próximas do general, citadas pela rádio pública israelita, revelaram que a demissão ficou a dever-se a divergências com as autoridades máximas castrenses.
De acordo com o comunicado oficial hoje divulgado, Udi Adam informou o chefe de Estado-Maior, general Dan Halutz, da sua decisão, sendo que este aceitou o pedido.
O comunicado revela ainda que o general demissionário “permanecerá em funções até que o seu sucessor assuma o cargo, conforme as normas em vigor no Exército israelita”.
Durante os confrontos com a milícia xiita libanesa, Adam foi criticado por supostas falhas na condução das operações militares, com Halutz a designar o subchefe das Forças Armadas, general Moshe Kaplinsky, como seu “supervisor”. Na altura, o general Adam, ofendido com a situação, mostrou a intenção de pôr um fim à sua carreira militar.
O general na reserva Iosi Peled afirmou à rádio pública que esta demissão se deve a “uma crise de confiança na liderança” na cúpula militar, depois da guerra que terminou no passado dia 14 de Agosto com um cessar-fogo após 34 dias de combates.
Refira-se que o testemunho do general Udi Adam é um dos mais importantes na investigação à conduta do governo e às falhas graves atribuídas às autoridades militares na condução das operações no Líbano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)