Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Governo deve aprovar hoje agenda para aumentar emprego e exportações

Agenda prevê um total de 36 medidas.
26 de Junho de 2014 às 07:09

O Governo deve aprovar hoje um conjunto de 36 medidas que têm como objetivo fazer com que os setores do comércio, serviço e restauração "liderem o processo da retoma económica" até 2020, informou o ministério da Economia.

A Agenda para a Competitividade do Comércio, Serviço e Restauração 2014-2020 (ACCSR) está na agenda de hoje do Conselho de Ministros tem e como objetivo fazer com que estes setores "liderem o processo da retoma económica", através da criação de emprego, da estabilização da procura interna e do aumento das exportações, segundo uma nota do ministério da Economia.

Até 2020, o Governo pretende com esta agenda aumentar os trabalhadores com altas qualificações no comércio e serviços para 28% (no ano passado representavam 23%), colocar a exportação de serviços a representar 14% do PIB e aumentar as empresas do comércio que recebem encomendas via Internet para os 35% (21% em 2013).

A agenda prevê um total de 36 medidas, que serão acompanhadas pelo Conselho para o Comércio, Serviços e Restauração (que será criado), e que procuram potenciar o conhecimento, reduzir os custos de contexto, executar a simplificação administrativa, incrementar a competitividade e o acesso ao financiamento, capacitar a internacionalização e a economia digital.

Entre as medidas está o apoio governamental a projetos de qualificação comercial que apostem no emprego e que modernizem os centros urbanos com oferta de proximidade. Para isso será lançada uma nova fase da Comércio Investe - um incentivo à modernização do comércio - de 40 milhões de euros: "20 milhões em incentivos mais 20 milhões de linha de crédito para estes projetos em ambiente rural e urbano", explica o ministério.

governo medidas comércio serviço restauração retoma economia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)