Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Governo vai fechar 22 prisões

O Ministério da Justiça está a preparar o encerramento de 22 estabelecimentos prisionais, no âmbito de um plano de redução das 56 prisões actualmente existentes em todo o País para 34. Três cadeias – Monção, Felgueiras e Setúbal – vão fechar já, sendo que as restantes 19 serão encerradas até ao final da legislatura.
7 de Junho de 2006 às 09:26
Governo vai fechar 22 prisões
Governo vai fechar 22 prisões FOTO: d.r.
A revelação foi feita pelo Ministro da Justiça, Alberto Costa, numa entrevista publicada esta quarta-feira no ‘Jornal de Notícias’, na qual o governante justifica a medida com a necessidade de racionalizar os custos e aumentar a capacidade das 34 cadeias previstas no plano governamental, através de obras de ampliação e construção de novas prisões.
De acordo com informação avançada por Alberto Costa, o Governo pretende aumentar a capacidade dos actuais 12.000 para 14.500 lugares. Além de novas prisões em substituição de algumas já existentes, vão ser realizadas obras de ampliação nas cadeias do Linhó (Lisboa), Custóias (Matosinhos), São José (Viseu), Castelo Branco e Santa Cruz do Bispo.
Neste momento, estão também a decorrer obras de melhoramento nas cadeias de Vale de Judeu e de Alcoentre, estando previstas para breve intervenções idênticas nos estabelecimentos prisionais em Paços de Ferreira e no Linhó. O Governo pretende ainda deslocar os Estabelecimentos Prisionais existentes dentro de Lisboa, Coimbra e Pinheiro da Cruz (Grândola) para a periferia das cidades.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)