Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Governo dá mais autonomia às escolas para flexibilizarem currículo

Lusa 30 de Abril de 2016 às 13:02

O secretário de Estado da Educação afirmou hoje que as escolas vão ter mais autonomia para flexibilizar o currículo, sublinhando que não se trata de uma reforma curricular, mas da adaptação dos conteúdos aos 12 anos de escolaridade.

"Aquilo que temos de ter é um perfil de saída. Não queremos fazer uma reforma curricular, não estamos a falar de uma reforma curricular, mas a partir dos instrumentos que temos definir - estamos a formar para quê, qual é o perfil de saída dos alunos -, a partir daí identificar em cada disciplina o que é essencial para chegar a esse perfil e flexibilizar o resto", disse o secretário de Estado, João Costa.

De acordo com o governante, que falava aos jornalistas à margem da conferência "Currículo para o Século XXI: competências, conhecimentos e valores, numa escolaridade de 12 anos", na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sublinhou que a pretensão do executivo é dar mais autonomia às escolas e não afasta a possibilidade de a alteração poder entrar em vigor no próximo ano letivo.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)