Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Governo de centro-esquerda sueco alcança acordo com oposição

Eleições antecipadas foram evitadas.
Lusa 27 de Dezembro de 2014 às 12:18
Stefan Lofven
Stefan Lofven FOTO: Maja Suslin/Reuters

O Governo de centro-esquerda sueco anunciou este sábado ter alcançado um acordo com a oposição de centro-direita, evitando desta forma a realização de eleições legislativas antecipadas naquele país, as primeiras em mais de meio século.


"Com o acordo que alcançámos, que permite um executivo minoritário governar, o Governo [da Suécia] não vai realizar eleições antecipadas", declarou o primeiro-ministro social-democrata sueco, Stefan Lofven, durante uma conferência de imprensa em Estocolmo.

Ao lado de Lofven estavam representantes do partido Os Verdes, a outra formação da coligação governamental, e das quatro forças partidárias da Aliança de centro-direita (conservadores, centro agrário, liberais e cristãos-democratas).

No início deste mês, o Governo liderado por Stefan Lofven, no poder há pouco mais de dois meses, convocou eleições legislativas antecipadas para 22 de março do próximo ano, na sequência da rejeição pelo parlamento sueco (Riksdag) do orçamento do Estado para 2015 apresentado pelo executivo minoritário e da aprovação da proposta orçamental apresentada pela oposição de centro-direita.

Estas eleições antecipadas seriam as primeiras desde 1958.


A decisão da extrema-direita sueca em votar a favor do orçamento da oposição centro-direita provocou uma crise política sem precedentes no país.

Governo Suécia oposição centro-esquerda
Ver comentários