Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Governo: programa discutido nos dias 9 e 10

Decisão foi tomada após reunião dos líderes parlamentares.
Teresa Camarão 28 de Outubro de 2015 às 12:42
Partidos de esquerda vão avançar com uma moção de censura ao programa de Governo da coligação
Partidos de esquerda vão avançar com uma moção de censura ao programa de Governo da coligação FOTO: Pedro Catarino

O programa de governo da coligação PSD/CDS vai ser apresentado e discutido nos dias 9 e 10 de novembro. A decisão saiu da conferência de líderes que se realizou esta quarta-feira de manhã.

A apresentação do programa de governo da coligacão cumpre os prazos impostos pela constituição, uma vez que o segundo executivo liderado por Pedro passos coelho tem dez dias para fazê-lo depois da tomada de posse que está agendada para sexta-feira, dia 30 ao 12h no Palácio da Ajuda.

A segunda conferência de líderes sob a liderança do recém eleito presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, ficou marcada pelas acusações de "bloqueio" e "cinismo político" que os líderes da bancada parlamentar do PSD e do CDS dirigiram aos outros partidos com representação parlamentar uma vez que PS, PCP, BE e PEV se recusaram a agendar quaisquer debates parlamentares antes da apresentação do programa de governo da coligação PSD/CDS.

As acusações foram desvalorizadas pelos líderes das bancadas parlamentares do PS, PCP e BE que acusam a coligação de querer sobrepor outros assuntos àquele que realmente importa: a apresentação do programa de governo.

Ainda sem acordo para um governo maioritário dos socialistas com o apoio dos partidos de esquerda, os líderes do PS, PCP e BE já fizeram saber que vão chumbar o programa de governo do executivo PSD/CDS através de moções de rejeição. Fica por esclarecer se os partidos vão apresentar uma única moção.

Programa Governo Pedro Passos Coelho Assembleia da República política parlamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)