Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Presidente do CES defende "solução ao centro"

Luís Filipe Pereira falava à saída de uma audiência com o Presidente da República.
Lusa 13 de Novembro de 2015 às 17:13
Luís Filipe Pereira
Luís Filipe Pereira FOTO: Miguel A. Lopes/ Lusa

O presidente do Conselho Económico e Social (CES) defendeu esta sexta-feira que o país precisa de uma "solução ao centro" e considerou que há "um risco" de transferência das decisões para o parlamento que esvaziem a concertação social.

"Há de facto um risco, a concertação social é um espaço de negociação. Uma negociação implica discussão, tentar chegar a algo que seja aceite por ambas as partes que, por definição, querem coisas diferentes. Se na concertação social há uma discussão em que uma das partes coloca uma matéria, seja ela qual for, mas sabe que se não for acordado ali há outro fórum que decide, nós estamos a esvaziar a concertação social", afirmou Luís Filipe Pereira.

O presidente do CES falava à saída de uma audiência com o Presidente da República, recusando revelar que soluções políticas e institucionais defendeu junto de Cavaco Silva, embora tenha dito aos jornalistas que a sua opinião pessoal é pela preferência de uma "solução ao centro" do espectro político, que exclua BE e PCP.

presidente do Conselho Económico e Social Luís Filipe Pereira Presidente da República governo (sistema)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)