Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Grávidas e idosos recebem cheques-dentista

O ministério da Saúde e a Ordem dos Médicos Dentistas assinaram esta sexta-feira um protocolo que estipula que cada grávida acompanhada no centro de saúde venha a receber 120 euros em cheques-dentista e cada idoso receba 80 euros por ano, no âmbito do Programa Nacional de Saúde Oral.
23 de Novembro de 2007 às 15:08
Segundo o protocolo, assinado durante o Congresso dos Médicos Dentistas, cada grávida acompanhada nos centros de saúde terá acesso a três cheques no valor de 40 euros cada para consultas de medicina dentária. Por sua vez, os idosos abrangidos pelo complemento solidário receberão dois cheques por ano no mesmo valor.
O programa em causa vai abranger cerca de 90 mil idosos e 65 mil grávidas, estando previsto que os cheques-dentista possam ser usados em clínicas privadas.
Quanto às crianças entre os sete e os 12 anos, existe actualmente um programa que abrange 60 mil crianças que o Governo vai estender a outras 20 mil. O programa passa por três fases, designadamente, pela educação para a saúde oral, pela prevenção de cáries e pela intervenção médico-dentária. Neste último caso, estão previstas duas consultas em médicos dentistas, pelas quais o Estado paga 75 euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)