Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Grécia: Polícia detém dezenas de pessoas

A polícia grega deteve esta terça-feira pelo menos 87 pessoas em Atenas, a maioria jovens, em consequência da onda de violência registada nos últimos dias durante protestos contra a morte de um adolescente de 16 anos, atingido por um agente policial no passado sábado.
9 de Dezembro de 2008 às 09:24
A montra de um restaurante da McDonald's ficou completamente destruída
A montra de um restaurante da McDonald's ficou completamente destruída FOTO: Reuters

A maioria dos detidos são jovens que vandalizaram lojas e edifícios públicos no centro de Atenas, provocando ferimentos a 12 polícias e levando pelo menos dez pessoas ao hospital com problemas respiratórios devido ao lançamento de granadas de gás lacrimogéneo pelas forças anti-motim.

 

Durante a noite passada, os bombeiros foram chamados a intervir em 190 locais diferentes, combatendo incêndios em 49 prédios de escritórios, cerca de meia centena de lojas, dezenas de veículos e numa dezena de edifícios governamentais.

  

A tensão persiste esta terça-feira de manhã na capital grega, com confrontos entre grupos de jovens e elementos das forças da ordem, nomeadamente no bairro estudantil, após uma noite de distúrbios no centro da cidade, que deixou um rasto de destruição.  

 

As autoridades temem a ocorrência de mais distúrbios durante o dia de hoje, com a realização logo à tarde do funeral do jovem Alexandros Grigoropoulos. O polícia que disparou sobre o jovem já foi detido e acusado de homicídio voluntário, mas isso não pôs fim à onda de violência.

 

O Primeiro-ministro grego, Costas Caramanlis, apelou hoje para a unidade da Nação e do mundo político contra os responsáveis registados durante os últimos três dias. “Nestas horas cruciais, o mundo político deve unanimemente e categoricamente condenar e isolar os autores das destruições. É nosso dever democrático, é o que exigem os cidadãos e é o que impõe o nosso dever nacional”, afirmou o governante após um encontro, esta manhã, com o Chefe de Estado grego, Carolos Papoulias.

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)