Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Eurogrupo suspende reunião sobre a situação grega

Ministros das finanças da zona euro voltam a reunir-se amanhã.
24 de Junho de 2015 às 20:04
Alexander Stubb, ministro das Finanças Finlandês
Alexander Stubb, ministro das Finanças Finlandês FOTO: Markku Ojala/EPA

A reunião do Eurogrupo terminou esta quarta-feira em Bruxelas, pouco mais de uma hora depois de ter começado e sem um acordo, e os ministros das Finanças da zona euro vão voltar a reunir-se quinta-feira.

"É isto por esta noite. Eurogrupo vai continuar amanhã às 13h00 [hora de Bruxelas, 12h00 de Lisboa]", anunciou o ministro das Finanças Finlandês, Alexander Stubb, através da rede social Twitter.

É produtivo "dar mais umas horas" às negociações
A ministra das Finanças portuguesa explicou que o Eurogrupo entendeu suspender a reunião desta quarta-feira e retomá-la na quinta-feira, para "dar mais umas horas" ao Governo grego e às instituições para concluírem as discussões em curso.

"As discussões entre as instituições e as autoridades gregas ainda estão em curso e não estavam ainda suficientemente avançadas para que pudéssemos ter hoje [esta quarta-feira] uma discussão e, como tal, entendeu-se que era mais produtivo interromper a reunião, dar mais umas horas para estas conversações continuarem e amanhã às 13h00 (12h00 de Lisboa) retomamos os trabalhos, para analisarmos as conclusões que essa discussão entretanto venha a produzir", afirmou Maria Luís Albuquerque à saída do encontro.

Eurogrupo termina sem acordo
Pouco antes de o Eurogrupo ter sido suspenso, alguns líderes europeus que apontam para a complexidade das negociações técnicas e acreditavam que a reunião desta quarta-feira poderia terminar sem um acordo.

"Não estou otimista de que tenhamos um acordo esta noite. O trabalho só agora começou", disse o ministro das Finanças alemão aos jornalistas, à entrada para a reunião em Bruxelas que junta os ministros das Finanças dos 19 países da zona euro.

"Ficaria positivamente surpreendido se houvesse um acordo hoje [esta quarta-feira]", concordou, por seu lado, o ministro finlandês, Alexander Stubb, que por várias vezes se tem mostrado exasperado pela falta de avanços no tema da Grécia apesar das sucessivas reuniões que têm acontecido.

Eurogrupo Bruxelas Alexander Stubb ministro Finanças finlandês Grécia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)