Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Ex-primeiros-ministros partidários do 'Sim' já votaram

Yorgos Papandreu, Kostas Karamanlis e Antonis Samaras votaram 'Sim'.
Lusa 5 de Julho de 2015 às 08:25
Os gregos são chamados a decidir o futuro das negociações com os credores
Os gregos são chamados a decidir o futuro das negociações com os credores FOTO: Yannis Behrakis/Reuters

Vários antigos primeiros-ministros, todos partidários do 'Sim', já votaram este domingo na Grécia, na primeira hora após a abertura das urnas para o referendo em que os gregos vão decidir se aceitam o programa apresentado pelos credores internacionais.

Pouco depois da abertura das urnas às 07h00 (05h00 em Lisboa), o ex-chefe do Governo social-democrata, Yorgos Papandreu, foi dos primeiros a votar em Atenas, num dia em que são chamados cerca de dez milhões de gregos a decidir sobre o futuro do país e, provavelmente, a permanência na zona euro.

Papandreu sublinhou a necessidade da Grécia permanecer "no coração" da Europa, acrescentando que o país precisa de profundas alterações que requerem o apoio dos parceiros internacionais e que só depois destas serem concretizadas a Grécia "poderá dizer 'Não' aos resgates e poderá ser independente".

O ex-primeiro-ministro conservador Kostas Karamanlis também esteve entre os primeiros a votar, mas não quis fazer declarações ao sair, assim como o conservador e antigo chefe de Governo até janeiro, Antonis Samaras, que votou no círculo da localidade de Pilos, no sul do Peloponeso.

"Hoje os gregos estão a decidir o destino do nosso país. Se votamos 'Sim' na Grécia votamos 'Sim' à Europa", disse o líder da Nova Democracia, depois de votar.



Grécia referendo política Yorgos Papandreu Kostas Karamanlis Antonis Samaras votação
Ver comentários