Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Gripe A: Mais de 1000 casos em todo o mundo

O último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS) dá conta de 1003 casos confirmados de pessoas infectadas com o vírus H1N1, espalhadas por 20 países. Apesar da propagação da doença, organização não prevê, para já, alterar o nível de alerta para 6 (o máximo).
4 de Maio de 2009 às 18:51
A UE diz estar "preparada" para combater a Gripe A
A UE diz estar 'preparada' para combater a Gripe A FOTO: D.R.

Os números foram divulgados pela directora-geral da OMS, Margaret Chan, entrevistada em directo de Genebra para Nova Iorque, através de vídeo-conferência, a propósito de uma reunião informal da Assembleia Geral das Nações Unidas, destinada a avaliar o estado de preparação da ONU para fazer face à Gripe A.

“Existem actualmente 1003 casos confirmados da Gripe H1N1 em 20 países”, afirmou Margaret Chan, acrescentando: “Não sabemos de quanto tempo dispomos antes de passar ao nível 6, que indica que estamos perante uma pandemia”.

UE “PREPARADA” PARA RESPONDER A AMEAÇA 

A comissária europeia da Saúde, Androulla Vassiliou, garantiu esta segunda-feira, perante o Parlamento Europeu,  que a Europa está “preparada” para responder à ameaça do vírus H1N1.

Indicando que, neste momento, estão confirmados 94 casos na União Europeia, a comissária afirmou que “a situação é grave mas estamos melhor preparados que nunca para responder a esta ameaça”.

Androulla Vassilou pediu ainda calma e que se evite o pânico, salientando que não se registou qualquer vítima mortal na Europa e que as autoridades competentes estão a trabalhar em estreita cooperação para fazer face à gripe A.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)