Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Guimarães: Inovador "comprimido" captura imagens do intestino grosso e cólon

Um inovador "comprimido" que permite ao médico ver tudo o que se passa no intestino grosso ou no cólon do paciente está a ser "trabalhado" em Guimarães, numa parceria entre o hospital e a universidade, foi esta terça-feira divulgado.
26 de Junho de 2012 às 19:10
Investigação que envolve a Universidade do Minho e o Centro Hospitalar do Alto Ave desenvolve cápsula endoscópica (foto de arquivo)
Investigação que envolve a Universidade do Minho e o Centro Hospitalar do Alto Ave desenvolve cápsula endoscópica (foto de arquivo) FOTO: Bruno Colaço / Correio da Manhã

Segundo os promotores, aquela cápsula endoscópica vai em breve ser testada em animais, para posteriormente poder ser aplicada ao homem.

A investigação envolve a Universidade do Minho e o Centro Hospitalar do Alto Ave.

Trata-se de uma espécie de comprimido, que incorpora uma bateria e um sistema de captura de imagens e que é telecomandável.

O paciente engole o comprimido e o médico pode conduzi-lo onde for necessário, para fazer o seu diagnóstico, ficando os dados gravados num sistema informático.

No final do exame, o comprimido é expelido naturalmente pelo organismo.

Este sistema já é usado para exames ao intestino delgado, mas para o intestino grosso ou cólon ainda se recorre ao sistema com fios, muitas vezes "temido" e até "rejeitado" por muitos pacientes.

Comprimido intestino cólon exame médicos investigação paciente cápsula endoscópica
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)