Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Guterres com Costa em Istambul

Juntos na delegação portuguesa de cimeira.
Lusa 21 de Maio de 2016 às 05:45
António Guterres
António Guterres FOTO: Raquel Wise / Sábado

O ex-alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) António Guterres integra a delegação portuguesa oficial liderada pelo primeiro-ministro, António Costa, na Cimeira Humanitária das Nações Unidas, que se realiza na segunda e terça-feira em Istambul.

Fonte diplomática disse à agência Lusa que a presença do antigo primeiro-ministro (1995/2002) na delegação oficial portuguesa "é mais um dado do empenho do Governo numa bem sucedida candidatura de António Guterres ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas".

Além de António Costa e de António Guterres, a delegação portuguesa integrará também a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

Nesta cimeira promovida pelas Nações Unidas em Istambul, a intervenção do primeiro-ministro está prevista para o início da tarde de segunda-feira.

Perante os restantes Estados-membros da União Europeia, António Costa já afirmou que Portugal se disponibiliza para receber cerca de 10.500 refugiados até 2017, sendo 4.974 por via de decisões no quadro europeu e 5.500 como resultado de acordos bilaterais.

O primeiro-ministro tem também declarado que Portugal irá proporcionar a estes refugiados um contexto de integração mais favorável através da oferta de oportunidades de educação e emprego.

António Guterres António Costa Istambul Turquia Nações Unidas refugiados ACNUR
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)