Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Herballife: DGS desconhece casos em Portugal

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) portuguesa afirmou esta segunda-feira não ter conhecimento de reacções adversas associadas aos produtos dietéticos Herbalife, depois de o Ministério da Saúde espanhol ter desaconselhado o seu consumo por suspeitas de toxicidade hepática.
21 de Abril de 2008 às 16:32
Herballife: DGS desconhece casos em Portugal
Herballife: DGS desconhece casos em Portugal FOTO: D.R.

O Ministério da Saúde espanhol lançou esta segunda-feira um alerta a desaconselhar o consumo de produtos da marca Herbalife, depois de terem sido conhecidos pelo menos nove casos de toxicidade hepática entre 2003 e 2007, supostamente provocados pelo uso destes produtos.  Além das situações identificadas no país vizinho, há registo de pelo menos mais nove casos ocorridos noutros países da União Europeia entre 1992 e 2006, de mais seis na Islândia e 22 na Suíça e Israel.

Apesar do alerta, a  directora-geral de Saúde, Graça Freitas, indicou que em Portugal não foram registados quaisquer casos de reacções adversas associadas ao uso de produtos da Herbalife, prometendo, porém, ficar atenta ao caso. A ser verificada alguma queixa, esta será notificada no âmbito da farmacovigilância.

Também a Herbalife Portugal garantiu esta tarde não ter tido nenhuma queixa, até ao  momento, dos seus produtos.

A directora-geral da empresa nacional, Gertrudes Soares, manifestou-se surpreendida com a notícia, garantindo não ter conhecimento de algum caso em no País e que vai contactar com a empresa em Espanha para tentar perceber o que se passa e se é necessário fazer alguma recomendação em Portugal.

A Herbalife Internacional comercializa produtos dietéticos, complementos alimentares e alimentos a que atribui alegadas propriedades de emagrecimento e bem-estar. A empresa não tem lojas abertas ao público, sendo os produtos comercializados directamente ao domicílio, em alguns casos pelos próprios consumidore, o que dificulta a sua monitorização, de acordo com as leis em vigor.

 

 

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)