Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Heróis CM recebem prémios

Após milhares de votos – por cupões e telefone – os Heróis CM foram escolhidos. Este sábado, receberam a distinção, numa cerimónia emotiva que decorreu em plena redacção do Correio da Manhã, em Lisboa.

9 de Junho de 2012 às 16:26
Octávio Ribeiro, director do CM, destacou que “sempre que há um acto de heroísmo, o Correio da Manhã dá a conhecê-lo”
Octávio Ribeiro, director do CM, destacou que “sempre que há um acto de heroísmo, o Correio da Manhã dá a conhecê-lo” FOTO: João Miguel Rodrigues

Durante mais de um mês, cinco heróis das categorias ‘com farda' e ‘civis' estiveram a votação. As suas histórias emocionaram os leitores. E o facto de todos terem arriscado a própria vida, para salvarem as de outros, dificultou a tarefa do júri.

Os prémios em dinheiro foram entregues ao três primeiros de cada categoria. Nos Heróis com Farda foram distinguidos o agente da PSP Hugo Schikora (1000 euros), a bombeira Isabel Nunes (750 euros) e o Sargento da Força Aérea Luís Silva (500 euros). Nos Heróis Civis, o CM agraciou Cândida Garcês (1000 euros), o jovem Luís Rodrigues (750 euros) e Rodrigo Carvalho (500 euros). Os restantes foram homenageados com Menções Honrosas.

"Foi muito difícil escolher quem deveria receber os prémios. Tratam-se de homens, mulheres e crianças que são um exemplo. E nós [jurados] ficámos muito comovidos com o que fizeram", disse Manuela Eanes, presidente do júri - composto ainda por Isabel Jonet (Banco Alimentar contra a Fome), Carlos Lopes (ex-atleta olímpico), Eugénio da Fonseca (Cáritas), padre José Maia (ex-presidente IPSS), Manuel Lemos (União das Misericórdias Portuguesas) e Luís Santana (administrador da Cofina).

Com a promessa de que a iniciativa se irá repetir, Octávio Ribeiro, director do CM, destacou que "sempre que há um acto de heroísmo, o Correio da Manhã dá a conhecê-lo" e que todos os participantes "são heróis portugueses". "Foi o primeiro de muitos anos em que celebraremos a coragem dos portugueses, que arriscam o que for preciso para salvar os outros. O CM estará sempre ao lado dos portugueses", afirmou.  

cm heróis octávio ribeiro manuela eanes cerimónia prémio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)