Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Identificado bombista

A Polícia acredita ter identificado o líder dos quatros bombistas suicidas presumíveis autores dos atentados de Londres de 7 de Julho.
14 de Julho de 2005 às 01:08
Segundo avança hoje o diário Times, sem nomear o suspeito, o homem, um britânico de origem paquistanesa terá chegado a um porto britânico há um mês e deixado o país na véspera dos ataques de 7 de Julho, que fizeram pelo menos 52 mortos e 700 feridos.
"Fontes próximas dos serviços de segurança" julgam que ele está ligado a anteriores atentados e que está em contacto com militantes da rede al-Qaeda nos Estados Unidos, refere o mesmo jornal. O Times refere ainda que as autoridades acreditam que este será o quinto elemento relacionado com os atentados em Londres, e que terá dirigido os quatro bombistas suicidas.
Outras duas pessoas estarão a ser procuradas por terem dado apoio logístico aos que transportavam as bombas.
Entretanto, a revista alemã Focus, noticiou quarta-feira que as autoridades britânicas baixaram o nível de segurança antes dos atentados de 7 de Julho em Londres, apesar de terem recebido uma ameaça directa de Osama bin Laden, chefe da Al-Qaida.
Segundo o site Internet da revista, Focus-Online, que cita fontes próximas dos serviços de segurança franceses, os serviços secretos internos britânicos (MI5) estiveram na posse de uma cassete vídeo na qual Osama bin Laden advertiu: "se vocês bombardeiam as nossas cidades, nós bombardearemos as vossas".
A gravação, que foi também enviada aos serviços secretos franceses (DGSE) e a outros países europeus, foi autentificada, mas nunca foi tornada pública, precisou a revista.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)