Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

IDENTIFICADOS AUTORES DOS ATENTADOS DE MADRID

A Polícia espanhola acredita ter identificado seis marroquinos que poderão ter sido os autores materiais dos atentados de 11 de Março em Madrid, que causaram 201 mortos e cerca de 1.500 feridos, revela a edição desta terça-feira do jornal “El Pais”.
16 de Março de 2004 às 08:16
IDENTIFICADOS AUTORES DOS ATENTADOS DE MADRID
IDENTIFICADOS AUTORES DOS ATENTADOS DE MADRID FOTO: d.r.
De acordo com o diário espanhol, que cita fontes de segurança, apenas um dos suspeitos está detido, depois de ter sido identificado por dois sobreviventes dos atentados, que afirmaram tê-lo visto antes das explosões ocorrerem num dos comboios atacados. Os restantes cinco suspeitos estão em fuga.
Segundo o “El Pais”, o marroquino suspeito já detido, Jamal Zougam, manteve contactos com alguns dos responsáveis pelos atentados bombistas de Maio do ano passado em Casablanca, que mataram 45 pessoas, incluindo doze bombistas suicidas.
Zougam, nascido em Tanger a 5 de Outubro de 1973, é ainda referido como tendo ligações às células espanholas da rede terrorista Al-Qaeda, de Osama bin Laden, pelo que se converteu na peça principal da investigação aos atentados da passada quinta-feira.
A Polícia espanhola acredita que os seis marroquinos já identificados fazem parte de um grupo que executou os atentados em Madrid, suspeitando que existem militantes de outras nacionalidades envolvidos. Zougam surge ligado a grupos integristas marroquinos que receberam treino militar nos campos que a Al-Qaeda tinha no Afeganistão.
Ver comentários