Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

INAG avança com reforço de emergência

O cordão dunar das praias do Norte, da Costa de Caparica, voltou a resistir à preia-mar que se fez sentir por volta das 4h40 deste domingo, depois de o Instituto da Água (INAG) ter avançado ontem com o reforço de emergência das dunas.
21 de Janeiro de 2007 às 11:18
Segundo o presidente do INAG, Orlando Borges, o organismo decidiu avançar com o reforço depois de a maré-cheia da tarde de sábado ter deixado as dunas em risco de ruptura e o ‘Bar do Búzio’ em perigo de ruir.
O responsável pelo instituto adiantou ainda que, a partir de segunda-feira, as obras de reposição da barreira dunar irão decorrer sobre uma extensão de cerca de mil metros, alargando a área de realização dos trabalhos, que decorriam apenas na zona da duna primária, que terá de cerca de dez metros.
Luís Moura, concessionário do ‘Bar do Búzio’, confirmou que o INAG iniciou os trabalhos de reforço por volta das 20h00 de ontem, congratulando-se com o facto de o seu estabelecimento ter aguentado mais uma maré-cheia, mas preocupado com as marés vivas previstas para Março.
Os trabalhos de reforço das dunas das praias do Norte começaram no dia 10 de Dezembro, altura em que o cordão dunar da praia em frente ao parque de campismo do Inatel esteve quase a romper, pondo em perigo em risco os utentes do parque.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)