Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Inaugurada Linha Amarela

A primeira fase da construção da rede do Metro do Porto ficou concluída este sábado, com inauguração da Linha Amarela, que liga Gaia e Porto, e que deverá servir cerca de 40 mil habitantes por dia.
17 de Setembro de 2005 às 12:09
Com esta nova linha, a rede do Metro do Porto passa a ter cerca de 35 quilómetros de extensão, quatro linhas e 44 estações em operação (sendo 12 subterrâneas), abrangendo os mais quatro mais populosos concelhos da Área Metropolitana - Porto, Matosinhos, Maia e Gaia.
A Linha Amarela, que servirá 40 mil clientes por dia (11 milhões por ano, representa um investimento global de 282 milhões de euros, dos quais 128 milhões foram para a via e estações de superfície e 154 milhões para as estações subterrâneas.
O traçado desta linha liga o Norte do Porto ao sul do casco urbano de Gaia, cruzando com a Linha Azul (que liga o extremo ocidental ao extremo oriental do Porto) na estação da Trindade, que se torna assim no "coração" da rede, com os seus dois níveis e vários acessos.
A Linha Amarela conta com oito estações subterrâneas (Pólo Universitário, Salgueiros, Combatentes, Marquês, Faria Guimarães, Trindade, Aliados e S. Bento, todas no Porto), sendo as restantes três (Jardim do Morro, General Torres e Câmara de Gaia) situadas em Gaia à superfície.
Ver comentários