Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Incêndios deixam de ter época oficial

O Governo vai apresentar esta terça-feira na Comissão Permanente da Assembleia da República um conjunto de novas medidas de combate aos incêndios florestais, que este ano voltaram a massacrar a floresta portuguesa com uma área ardida já estimada em 240 mil hectares.
6 de Setembro de 2005 às 09:43
Incêndios deixam de ter época oficial
Incêndios deixam de ter época oficial FOTO: Arquivo CM
Segundo a edição de hoje do jornal “Público”, a principal novidade que o executivo se prepara para anunciar é o fim do conceito da época oficial de incêndios, que habitualmente vai de 1 de Junho a 31 de Setembro, assumindo que existe o risco de incêndio durante todo o ano.
Para melhor prevenir o risco de incêndios florestais, serão criados um dispositivo permanente de vigilância e um corpo profissional do Estado disponível todo o ano especializado no combate a fogos nas florestas, mas também vocacionado para agir noutros cenários de catástrofe, nomeadamente cheias.
Segundo o “Público”, o Governo pretende ainda unificar todo o sistema de vigilância sob coordenação da Guarda Nacional Republicana e a fusão dos Centros de Prevenção Distrital, dependentes do Ministério da Agricultura, com os Centros Distritais de Operações de Socorro, tutelados pelo Ministério da Administração Interna, de forma a criar um estado-maior que disponha de uma frota de meios aéreos disponíveis permanentemente para o combate aos incêndios, seja por aquisição ou aluguer permanente.
BOMBEIROS PROFISSIONAIS SATISFEITOS
Reagindo às novas medidas de combate aos incêndios florestais divulgadas hoje pelo jornal “Público”, o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) mostrou-se satisfeito. “Essas medidas vão trazer uma mais-valia para o combate aos incêndios. São medidas estruturais que podem dar resultado não só em fogos, como noutras situações”, comentou Fernando Curto, adiantando que são medidas que a ANBP tem vindo a reivindicar há alguns anos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)