Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Incêndios: Fase Bravo começa sexta-feira

Inverno com quase cinco mil fogos.
Lusa 14 de Maio de 2015 às 14:40
Número de fogos já aumentou cinco vezes face ao mesmo período do ano passado
Número de fogos já aumentou cinco vezes face ao mesmo período do ano passado FOTO: José Coelho/Lusa

A fase Bravo de combate a incêndios florestais, a segunda mais crítica, começa na sexta-feira, numa altura em que o número de fogos já aumentou cinco vezes face ao mesmo período do ano passado.


Para a fase Bravo, que se prolonga até 30 de junho, vão estar mobilizados um total de 1541 equipas compostas por 6583 operacionais e 1541 viaturas, segundo o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para 2015.


No próximo mês e meio vão estar ainda operacionais 34 meios aéreos e 70 postos de vigia da responsabilidade da GNR.

Especialista diz que há excesso de meios aéreos
O especialista em incêndios florestais Paulo Fernandes considerou esta quinta-feira que há "um desequilibro no investimento ao combate" aos fogos, apontando a falta de bombeiros florestais e o excesso de meios aéreos.

"O nosso dispositivo, para a dimensão do país, talvez se possa considerar sobredimensionado", disse à agência Lusa o investigador do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a propósito da fase Bravo de combate a incêndios florestais, que começa na sexta-feira.

Como exemplo, referiu que "é excessivo" o número de meios aéreos, que se reflete num "desequilíbrio de investimento no combate".

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Fase Bravo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)