Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

INCÓGNITA SADDAM MANTÉM-SE

Mantêm-se as incertezas sobre o paradeiro do presidente iraquiano, nomeadamente se está vivo ou morto. Uma fonte dos serviços secretos norte-americanos, citada pela cadeia de televisão CNN, afirma que foram interceptadas conversas telefónicas entre funcionários iraquianos que deixam supor que Saddam Hussein possa estar morto.
12 de Abril de 2003 às 18:20
INCÓGNITA SADDAM MANTÉM-SE
INCÓGNITA SADDAM MANTÉM-SE
Todavia, ainda é cedo para afirmar com certeza qual foi o seu destino. As mesmas fontes da CIA adiantam que os interlocutores das conversas interceptadas não eram funcionários de topo do regime iraquiano, pelo que poderiam não estar em posição de saber exactamente o que aconteceu a Saddam.
Algumas das conversas interceptadas pelos serviços secretos norte-americanos faziam supor que o presidente iraquiano teria morrido durante o ataque surpresa realizado pela aviação norte-americana logo no primeiro dia da guerra, no passado dia 20 de Março, apesar das suas alegadas aparições posteriores na televisão.
Em outras comunicações, a CIA interceptou conversas que davam a entender que Saddam teria morrido durante um bombardeamento levado a cabo na passada segunda-feira com um bombardeiro norte-americano B-1, que lançou quatro bombas anti-bunker sobre um edifício do bairro al-Mansour, no centro de Bagdad.
Apesar das informações recolhidas, Washington mantém as cautelas necessárias sobre o assunto, até porque, segundo a CIA, os iraquianos podem estar e tentar enganar as autoridades norte-americanas, sabendo que as suas conversas estão a ser interceptadas. Como diz o presidente dos EUA, George W. Bush, há apenas uma certeza: Saddam já não está no poder.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)