Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Industriais dos têxteis pedem salvaguardas

A associação europeia de industriais dos têxteis Euratex apresentou à Comissão Europeia um pedido formal para a aplicação da cláusula especial de salvaguarda face à previsível invasão do mercado europeu por produtos têxteis da China.
10 de Março de 2005 às 11:20
A chamada cláusula 12 de salvaguarda está prevista nos estatutos comerciais da comunidade e a Euratex pediu formalmente que seja aplicada contra algumas categorias de produtos têxteis importados da China.
Em Junho do ano passado, a Euratex já havia pedido a implementação de um sistema especial de vigilância das importações têxteis chinesas, sugerindo na altura que fossem levantadas barreiras pontuais em caso de necessidade.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Li Zhaoxing, visita Bruxelas na próxima semana, onde terá encontros com dirigentes europeus. Esta visita ocorre numa altura em que a comunidade europeia pondera o levantamento do embargo à venda de armas à China, em vigor há 15 anos, um contexto que pode favorecer a defesa do sector têxtil europeu.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)