Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Informação errada em pacotes de batatas fritas põe diabéticos em risco

Erro na quantidade de hidratos de carbono mencionada num pacote da marca Lay's.
15 de Setembro de 2017 às 11:19
Batatas fritas Lays
Batatas fritas Lays
Batatas fritas Lays
Batatas fritas Lays
Batatas fritas Lays
Batatas fritas Lays
Os pacotes de batatas fritas da marca Lay's têm mais hidratos de carbono do que é indicado nos rótulos das embalagens. O caso foi partilhado no Facebook, depois de uma diabética ter tido uma crise de hiperglicemia.

A polémica, avançada por um diário nacional esta sexta-feira, já foi confirmada pelo gabinete de comunicação da Pepsi, que detém a marca Lay's. A empresa diz que os mercados português e espanhol foram os atingidos com a falsa informação e garante que os rótulos estão a ser alterados.

Em causa está a errada informação nutricional dos pacotes de batatas fritas. Segundo este diário, em vez de "12 gramas de hidratos de carbono por cada 100 gramas de batatas", a embalagem contém "72 gramas de hidratos". 

A informação é especialmente importante para os diabéticos, que calculam a insulina que têm de tomar consoante a quantidade de hidratos de carbono que consomem.

Um pai relatou o caso de uma criança cujos valores de insulina dispararam após consumir as batatas, pondo a sua saúde em sério risco. A ASAE está a investigar o caso.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)