Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Início de semana com descida da temperatura

Esperado vento forte em todo o território.
Lusa 11 de Julho de 2016 às 07:16
Descida da temperatura registará variações da ordem dos 02 a 05 graus Celsius
Descida da temperatura registará variações da ordem dos 02 a 05 graus Celsius FOTO: Getty Images

O início da semana vai ser marcado pela descida generalizada da temperatura máxima em todo o território e vento forte, adiantou à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Vai ocorrer uma descida generalizada em todo o território da temperatura máxima, com exceção do distrito de Faro, em particular a região do sota-vento, onde as temperaturas deverão ser relativamente elevadas e que já deu origem a um 'Aviso Amarelo' para este distrito", indicou.

Ângela Lourenço explicou que a descida desta segunda-feira registará variações da ordem dos 02 a 05 graus Celsius.

De acordo com a especialista, estão previstas algumas nuvens durante a manhã e início da tarde nas regiões do norte e centro, em particular no litoral.

"Vamos ter também vento que vai soprar com alguma intensidade em alguns locais, em particular na faixa costeira ocidental durante a noite, que deverá continuar e que deverá atingir rajadas de 65 quilómetros por hora entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo Raso e na zona de Sagres", disse.

Segundo Ângela Lourenço, terça-feira vai ser um dia semelhante ao de hoje, mas com mais vento, menos nuvens e uma muito ligeira subida da temperatura.

"A situação irá mudar a partir de quarta-feira. Vai registar-se uma subida da temperatura para valores parecidos com os registados no fim de semana, em particular domingo. Vamos ter praticamente todo o território acima de 30 graus e as regiões do interior, em especial o Alentejo, entre 35 e 38 graus", concluiu a meteorologista.

Dez regiões do país com risco 'Extremo' de exposição à radiação ultravioleta
Dez regiões do país estão em risco 'Extremo' de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto outras 13 estão com níveis 'Muito Altos', informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

De acordo com o instituto, em risco 'Extremo' estão as regiões de Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Penhas Douradas, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e Funchal.

O IPMA colocou também as regiões de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Faro, Leiria, Porto, Sines, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Porto Santo e Ponta Delgada em risco 'Muito Alto' e Santa Cruz das Flores com nível 'Alto'.

Segundo o IPMA, Angra do Heroísmo está esta segunda-feira com níveis 'Moderados' e Horta 'Baixos' de exposição à radiação UV.

O IPMA recomenda à população, nas regiões com risco 'Extremo', que evite a exposição ao sol. Nas regiões com níveis 'Muito Alto' e 'Alto' recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Alto'), 8 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

Quanto ao estado do tempo para o continente, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral centro e na região norte até ao fim da manhã e vento em geral fraco predominando de noroeste, soprando moderado a forte com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde, e nas terras altas.

Está também previsto neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral a norte do Cabo Raso e descida de temperatura, mais significativa nas regiões do interior.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul e vento fraco a moderado de norte, soprando temporariamente moderado a forte de nordeste nas terras altas.

Para os Açores, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, pontualmente fortes, neblinas e vento fraco a bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 26 graus Celsius, no Porto entre 15 e 22, em Vila Real entre 13 e 26, em Viseu entre 13 e 25, em Bragança entre 14 e 28, na Guarda entre 12 e 25, em Coimbra entre 16 e 25, em Castelo Branco entre 17 e 32, em Santarém entre 16 e 28, em Évora entre 15 e 33, em Beja entre 15 e 34, em Faro entre 22 e 35, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre 20 e 24, na Horta entre 20 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 17 e 24.

Ângela Lourenço IPMA Aviso Amarelo questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)