Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Interpol apreende 9,4 milhões de medicamentos contrafeitos

Entre os medicamentos contrafeitos apreendidos encontram-se comprimidos para emagrecer, de tratamento contra o cancro, contra a disfunção erétil, a constipação e a tosse, a malária, bem como para reduzir o colesterol.
22 de Maio de 2014 às 17:38

A Interpol apreendeu 9,4 milhões de medicamentos contrafeitos e potencialmente perigosos durante uma operação realizada simultaneamente em 111 países e tendo como alvo 'sites' de venda na internet, anunciou esta quinta-feira a organização de cooperação policial.

Segundo a Interpol, a operação "Pangea VII" é a maior jamais organizada contra a contrafação de medicamentos. Realizada de 13 a 20 de maio, a operação resultou na abertura de 1.235 inquéritos, na eliminação de 19.000 anúncios de medicamentos ilícitos e no encerramento de mais de 10.600 'sites' de venda de fármacos. "A operação permitiu 237 detenções em todo o mundo e a apreensão de medicamentos potencialmente perigosos num valor superior a 36 milhões de dólares (26,3 milhões de euros)", indicou a Interpol num comunicado. Entre os 9,4 milhões de medicamentos contrafeitos apreendidos encontram-se comprimidos para emagrecer, de tratamento contra o cancro, contra a disfunção erétil, a constipação e a tosse, a malária, bem como para reduzir o colesterol.

"Este ano, a operação centrou-se nos fornecedores de acesso à internet, nos sistemas de pagamento 'online' e nos serviços de correio eletrónico que constituem os três principais vetores utilizados pelos 'sites' que comercializam medicamentos ilícitos e perigosos", indicaram num outro comunicado a Agência francesa de Segurança do Medicamento, o gabinete central que combate os atentados contra a saúde pública da polícia e as alfândegas francesas.

A Interpol, que integra 190 países, tem sede em Lyon (centro leste da França).

Saúde Interpol apreende 94 milhões medicamentos contrafeitos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)