Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

'Rita' pediu ajuda à autarquia de Lisboa para obter casa mas esta tornou-se um pesadelo

Há cada vez mais famílias que se endividam apenas para tentar sobreviver. Conheça as histórias dramáticas
Mariana Lopes e Mário Freire 14 de Fevereiro de 2020 às 21:22
Há cada vez mais famílias que se endividam apenas para tentar sobreviver
Há cada vez mais famílias que se endividam apenas para tentar sobreviver FOTO: CMTV
No Investigação CM desta sexta-feira abordamos as dificuldades pelas quais milhares de famílias portuguesas passam diariamente. 

Milhares de pessoas pedem ajuda por estarem mergulhadas em dívidas. Famílias inteiras que gastam praticamente todo o salário só a pagar contas. No final do mês pouco ou nada resta.

Mostramos casos dramáticos de famílias que se viram obrigadas a pedir ajuda para sobreviver. Casos reais e imagens impressionantes que denunciam as condições precárias em que vivem as famílias endividadas. 

Todos os anos, 29 mil pessoas pedem ajuda. Ao contrário do que aconteceu anteriormente, o desemprego passou para a segunda maior causa de endividamento. No topo da tabela está a deterioração das condições laborais. 

Para satisfazer necessidades imediatas, as famílias recorrem cada vez mais ao crédito. Para além disso, já não são só as instituições bancárias que oferecem estes serviços o que torna os empréstimos mais apetecíveis e fáceis de obter. O que também acontece, é que as famílias contraem créditos para tapar buracos criados por outros créditos.

Muitos pedem ajuda para a atribuição de habitação por parte da autarquia, no entanto, essa solução acaba muitas vezes por se tornar um verdadeiro pesadelo. 

Veja a reportagem completa aqui

Rita Lisboa Investigação questões sociais questões sociais economia (geral)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)