Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Irão anuncia negociações separadas com EUA e Rússia

É a primeira vez que o Irão conduz este tipo de negociações sobre o tema nuclear fora do quadro de análise com as grandes potências.
7 de Junho de 2014 às 15:38

O Irão vai realizar negociações sobre o dossiê nuclear, com os EUA, na segunda-feira e na terça-feira, em Genebra, e depois com a Rússia, em Roma, anunciou este sábado o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.

É a primeira vez que o Irão conduz este tipo de negociações sobre o tema nuclear fora do quadro de análise com as grandes potências.

O Irão realizou negociações bilaterais com estes dois países, mas integradas nas discussões com o Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha).

As negociações bilaterais com a Rússia, marcadas para quarta-feira e quinta-feira, como aquelas com os EUA, têm como objetivo preparar a retoma do diálogo com o Grupo 5+1, a 16 de junho, em Viena, precisou o Ministério, citado pela agência oficial Irna.

As delegações em Genebra e em Roma serão lideradas por vice ministros do Irão.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano acrescentou que os diplomatas do seu país estão a preparar outras negociações bilaterais com países membros do Grupo 5+1.

Especialistas do Irão e dos países do Grupo 5+1 participaram em reuniões técnicas em Viena, durante esta semana.

O objetivo destes encontros é preparar um acordo global sobre o programa nuclear iraniano e o levantamento das sanções internacionais antes da data limite de 20 de julho.

Se não for conseguido consenso, as negociações podem prolongar-se por um novo período de seis meses, como está previsto no acordo de Genebra de novembro de 2013, que entrou em janeiro.

Rússia EUA Irão nuclear
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)