Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Irão continua a enriquecer urânio

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) da ONU informou em Viena, que o Irão não mostrou qualquer disposição para suspender as actividades de enriquecimento de urânio, tal como exigido pelo Conselho de Segurança e cujo ultimato termina esta quinta-feira.
31 de Agosto de 2006 às 17:42
Num relatório divulgado na sua sede na capital austríaca, a AIEA afirma que na terça-feira, segundo os últimos dados recolhidos pelos seus inspectores no terreno, o programa de enriquecimento de urânio tinha entrado numa nova fase.
As centrifugadoras da central nuclear de Natanz, no centro do Irão, começaram na terça-feira a processar gás de urânio para enriquecimento. No entanto, a AIEA também diz no seu relatório que não tem qualquer prova de que o Irão tenha objectivos militares.
Teerão garante que o seu programa nuclear tem fins unicamente civis e que o seu país tem direito a aceder à energia nuclear, todavia a comunidade internacional desconfia das intenções pacíficas. Inicia-se a contagem decrescente para eventuais sanções internacionais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)