Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Irão e UE sem acordo

Diplomatas do Reino Unido, França e Alemanha que se reuniram esta sexta-feira, em Viena (Áustria), com o negociador nuclear iraniano, Ali Larijani, não conseguiram chegar a um acordo sobre a polémica questão do enriquecimento do urânio de Teerão.
3 de Março de 2006 às 09:35
"Conversámos num ambiente construtivo mas sem conseguirmos alcançar um acordo", disse o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Walter Steinmeier.
A reunião decisiva da junta de governadores dos 35 países que integram a Agência Internacional de Energia Atómica realizar-se-á no próximo dia 6 de Março. Recorde-se que o Irão decidiu retomar as suas actividades nucleares defendendo que o fará apenas para produzir electricidade. A comunidade internacional desconfia dos alegados fins pacíficos e acredita que o país possui um plano secreto para o fabrico de armamento nuclear.
Entretanto, a Rússia tenta negociar com o Irão para a criação de uma empresa mista de enriquecimento de urânio em território russo. Na semana passada foi estabelecido um "acordo de princípio".
Ver comentários