Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

IRAQUE ENVOLVE ISRAEL

O ministro iraquiano dos Negócios Estrangeiros, Naji Sabri, declarou hoje no Cairo, capital do Egipto, que Israel está envolvido na ofensiva contra o Iraque, argumentando que um míssil israelita foi encontrado em Bagdad.
23 de Março de 2003 às 21:55
Naji Sabri, um dos mais influentes colaboradores de Saddam Hussein
Naji Sabri, um dos mais influentes colaboradores de Saddam Hussein
Sabri chegou ontem à noite e de forma inesperada à fronteira do Iraque com a Síria, seguindo depois viagem para o Egipto, onde participa numa cimeira com homólogos de países árabes. A viagem do ministro iraquiano, ainda no seu território, foi feita sob o fogo da invasão aliada, o que revela determinação e coragem, e constitui também uma espécie de desafio ao poderio das forças atacantes.

Já na capital do Egipto, Sabri acusou Israel de enviar mísseis para municiar as forças que atacam o Iraque. As autoridades israelitas garantem que não participam nesta guerra (apenas se Israel for atacado), mas isto não quer dizer que o ministro iraquiano estivesse a mentir. O ministro israelita da Defesa, Shaul Mofaz, explicou aos seus colegas de governo que aquilo a que Sabri se referia era um estilhaço de míssil com a inscrição hebraica Taas, a empresa israelita que fabrica componentes electrónicos para mísseis norte-americanos.

Ainda assim não deixa de ser politicamente pertinente o facto de Sabri ter tentado envolver Israel nesta guerra em declarações perante os seus homólogos árabes, a quem pediu que apelem à retirada das forças invasoras do Iraque e condenem o Koweit por dar apoio a esta guerra.

A questão israelita é uma das incógnitas mais delicadas desta guerra. Em 1991, o pai Bush conseguiu a garantia por parte do governo israelita (trabalhista) de que não responderia a qualquer ataque do Iraque durante a primeira Guerra do Golfo. Mais de 30 mísseis Scud caíram em Israel e não tiveram resposta. Desta vez, o governo conservador de Israel garante que dará resposta a qualquer ataque iraquiano. Este é o pior pesadelo dos estrategas norte-americanos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)