Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Iraque: Itália anuncia retirada das tropas

O primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, anunciou esta segunda-feira que os militares italianos destacados no Iraque vão abandonar definitivamente aquele país entre a próxima sexta-feira e sábado. Paralelamente, o presidente da Polónia, Lech Kaczynski, informou que os soldados polacos vão deixar o território iraquiano até ao final de 2007.
27 de Novembro de 2006 às 17:19
Em declarações ao canal local Telelombardia, Prodi afirmou que grande pare do contingente italiano já abandonou o Iraque, encontrando-se actualmente no Kuwait. “Em Nassíria estão entre 60 a 70 soldados para entregar um quartel à Polícia Iraquiana. Estes também regressam” no final desta semana, salientou o chefe de governo italiano.
RETIRADA BRITÂNICA COMEÇA EM 2007
O ministro de Defesa britânico, Des Browne, informou esta segunda-feira que vários milhares dos 7.100 soldados estacionados no Iraque serão retirados até ao final de 2007. Segundo Des Browne, a retirada das forças britânicas está dependente “das condições do terreno, incluindo o nível de ameaça e a capacidade dos iraquianos de a enfrentarem, e decisão final caberá aos nossos chefes” militares, precisou.
O ministro adiantou ainda que a planificação daquela retirada está em curso há alguns meses, garantido ter insistido junto dos responsáveis “para analisar todas as opções” para que “nem um único soldado fique no Iraque mais tempo que o necessário”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)