Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

IRLANDA RATIFICA TRATADO DE NICE

À segunda foi de vez. Os irlandeses ratificaram o Tratado de Nice, com uma maioria de 62,89 por cento, o que permitirá aos políticos da União Europeia continuar a desenvolver os planos de alargamento da comunidade a mais dez países. O primeiro-ministro Bertie Ahern já se congratulou com este resultado, comentando que é “um sinal claro de acolhimento aos nossos amigos do centro, do leste e do sul da Europa”.
20 de Outubro de 2002 às 17:10
IRLANDA RATIFICA TRATADO DE NICE
A Irlanda era o único país que não havia ainda ratificado o Tratado de Nice. Em Junho de 2001, um primeiro referendo registou a rejeição dos irlandeses ao tratado de alargamento da União Europeia (UE), com 54 por cento dos votos a favor do “Não” e 46 por cento a apoiar o “Sim”. Temia-se, pois, que os eleitores irlandeses pudessem voltar a rejeitar o tratado, o que desencadearia uma crise sem precedentes na UE.

De acordo com os resultados divulgados oficialmente, o referendo contou com um índice de participação próximo dos 50 por cento, bastante acima dos 34,7 por cento registados na consulta anterior. Desta feita, os partidários do “Não” ficaram-se pelos 37,11 por cento, com o “Sim” a vencer em todas as 42 circunscrições da Irlanda, com maior expressão nas principais cidades, nomeadamente Dublin, Cork e Limerick.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)